quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NP Ligado - O seu Novo Portal de Notícias. Conteúdo Exclusivo do Assinante.

NP Ligado - O seu Novo Portal de Notícias. Conteúdo Exclusivo do Assinante.


Vaga para deficientes ainda é baixa no Norte Pioneiro do Paraná

Posted: 24 Aug 2011 05:00 AM PDT

Em todo o Norte Pioneiro apenas 35 vagas de emprego são ofertadas por ano para pessoas portadoras de deficiências. Das sete agências do Trabalhador na região, apenas duas admitem ter recebido vaga neste gênero desde sua abertura.

Para a gente operacional da agência de Siqueira Campos, Mirian Souza Barbosa, já foram feitas divulgações em empresas e na imprensa. "Mesmo assim é incomum aparecer ofertas desse tipo", enfatiza. Fato semelhante acontece em Carlópolis, onde o órgão não recebeu nenhuma oferta neste ano.

Já em Cambará, segundo o gerente da Agência, Líbio Bergamache, as ofertas costumam aparecer. "Aqui temos grandes empresas que frequentamente ofertam essas vagas", argumenta.

Em Curiúva, a Agência do Trabalhador costuma receber uma média de cinco ofertas anuais. "Aqui a média de vagas ofertadas é boa. Mas este ano, por incrível que pareça nada surgiu ainda", conta a gerente Gisele Cristina Vieira.

Já em Santo Antônio da Platina surgem cinco vagas a cada dois meses. "A maioria referente a usinas da região, mas as empresas têm dificuldade de especificar para qual tipo de pessoa portadora de deficiência", resume Patrícia Barbosa.

A rede de supermercados Avenida pode ser considerada um exemplo nesse quesito. Atualmente a loja de Santo Antônio da Platina possui dois funcionários contratados que possuem deficiência auditiva. Segundo a lei federal que regulamenta esse tipo de contratação é para empresa com mais de 100 funcionários. O exemplo do supermercado platinense é que ele conta atualmente com 75 funcionários. "Não ofertamos essas vagas por compromisso, mas sim pela filosofia de dar oportunidade a pessoas que tenham deficiência auditiva", ressalta Simone Costa, fiscal de caixa da loja.

Marcos Jr.

Platinenses se esforçam, mas ficam em quarto no voleibol

Posted: 24 Aug 2011 04:44 AM PDT

O time feminino de voleibol de Santo Antônio da Platina ficou em quarto lugar no 25º Jogos da Juventude do Paraná que está sendo disputadoem Cornélio Procópio. A equipe perdeu seus jogos para Rolândia, Cambé e as donas da casa. Um resultado até esperado, mas que demonstrou o entrosamento e garra das atletas dentro de quadra.

Na partida de estréia a equipe perdeu por 2x0 para Cambé (25x16 e 25x20). Na segunda partida, o jogo foi contra as donas da casa. As platinenses não conseguiram segurar a força das procopenses e também perderam por 2x0 (25x15 e 25x21). Na última partida, o time de Rolândia disputava o título e não deu chance para as platinense, vencendo por 2x0 e faturando o campeonato do voleibol feminino categoria B.

Marcos Jr.

Projeto de Lei pretende dificultar venda de bebidas a menores

Posted: 24 Aug 2011 04:37 AM PDT

Autor da proposta, Pedro Lupion avaliou estudos técnicos e pesquisas científicas
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) apresentou, no início deste mês (dia 8), um projeto de lei (PL nº 610/2011) que proíbe, no Estado do Paraná, a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 anos. O autor da proposta avaliou estudos técnicos que se basearam em pesquisas científicas para adotar a medida.

Para justificar o projeto, o deputado citou pesquisa britânica, realizada pelo Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo (em inglês, NIAAA, publicada na edição de dezembro de 2007 da revista "Alcoholism Clinical & Experimental Research, UNIAD07"), segundo a qual "a probabilidade de males ligados ao consumo de bebidas alcoólicas na vida adulta é cerca de 50% mais alta para as pessoas que começaram a beber antes dos quinze anos de idade, em comparação com os que optam pela abstinência até os 18 anos ou mais" (veja Box).
"A iniciativa de apresentar o PL tem o propósito essencial de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, tal como determina a Constituição da República, o direito à vida, à dignidade e à saúde", argumenta Lupion. Para concretizar esse objetivo, o Projeto estabelece vedações quanto à comercialização, a oferta ou a permissão de consumo de bebida alcoólica que envolva menores de 18 anos de idade.
Trata-se, na verdade, de instituir, no Paraná, rígidos mecanismos de fiscalização e controle para que seja dado cabal cumprimento à proibição de se fornecer ou ministrar à criança e ao adolescente produto que possa causar dependência física ou psíquica, como é o caso das bebidas com teor alcoólico, proibição essa que consta do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (artigos 81, II, e 243). "A inobservância da lei por estabelecimentos comerciais, fornecedores de produtos ou serviços e seus dirigentes ou prepostos, sem prejuízo das sanções de natureza civil, penal e daquelas definidas em normas específicas, sujeitará os infratores a sanções administrativas como multa, interdição e cassação da inscrição no Cadastro de Contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS", destaca o parlamentar.
A nova lei, caso aprovada, estabelecerá o dever de cuidado, proteção e vigilância por parte dos empresários e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, fornecedores de produtos ou serviços, seus empregados ou prepostos.
"É preciso avançar com firmeza no combate ao consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, para prevenir os severos agravos à saúde decorrentes dessa prática, dentre os quais avulta a dependência do álcool", conclui Lupion.
Box
Dentre os resultados desta pesquisa destaca-se que:
- O risco para a manifestação dos sintomas da dependência de álcool aumenta na mesma proporção que diminui o início do uso de álcool.
- As influências hereditárias sobre os sintomas da dependência alcoólica foram mais pronunciadas entre os indivíduos que relataram o primeiro consumo de álcool antes dos 13 anos de idade.
- Em indivíduos que relataram o uso inicial de álcool mais tardiamente, em particular após os 18 anos de idade, a variação nos sintomas da dependência alcoólica foi largamente atribuída a fatores ambientais, tais como a influência familiar ou de amigos.
A idade em que se verifica o início do uso de álcool é, portanto, um potencial fator de risco para o desenvolvimento dos sintomas da dependência alcoólica. Ademais, de acordo com pesquisas norte-americanas anteriores à acima mencionada, cada ano de atraso no início do uso de álcool é capaz de gerar uma redução de 14% no risco para a dependência do álcool.
Em contraste, o início tardio do consumo de álcool por jovens constitui fator que protege contra a predisposição familiar ao desenvolvimento de sintomas da dependência alcoólica. No entanto, muitos pais ainda não sabem quando e como abordar o tema com os seus filhos.
De outra parte, pesquisa realizada no Estado de São Paulo pelo Instituto Ibope, entre os meses de maio e julho de 2011, apontou que:
- Adultos e adolescentes indicam na mesma proporção (7%) o consumo de bebidas alcoólicas no tempo livre ou de lazer.
- 94% dos adultos e 88% dos adolescentes consideram fácil ou muito fácil uma pessoa menor de 18 anos conseguir bebidas alcoólicas.
-Há uma importante mudança cultural e comportamental entre gerações: a sociedade tornou-se mais permissiva com a multiplicação de oferta de tipos, tamanhos e preços de bebidas e da sua promoção mais sofisticada e envolvente na mídia.
Na pesquisa quantitativa, os adolescentes que já experimentaram bebida alcoólica disseram tê-lo feito pela primeira vez aos 13 anos (média) e, com frequência, aos 14 anos. A geração de pais iniciou o consumo de álcool aos 17 anos e, com mais frequência, aos 21 anos.
-39% dos adolescentes já compraram bebidas pessoalmente. Dentre eles, 69% o fizeram em bares ou padarias, 26% em mercados, mercadinhos e mercearias, 4% em supermercado e 2% em depósitos de bebidas ou adegas.
- 96% dos pais facilitaram, para menores de 18 anos, o consumo ou a compra de bebidas alcoólicas.
- 67% presenciaram menores de 18 anos consumindo bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e similares.
-63% presenciaram menores de 18 anos excessivamente alcoolizados.
Essa última pesquisa apontou que adultos e adolescentes apoiariam lei restritiva ao consumo de bebidas por menores de idade. Os pais foram mais enfáticos (76% seriam muito favoráveis).

 

Acessoria.

Gincana da Escola Silvestre Marques recolhe uma tonelada de recicláveis

Posted: 24 Aug 2011 04:32 AM PDT

Em mais uma ação municipal de combate à Dengue entre os bairros da cidade, a Escola Silvestre Marques realizou na semana passada uma gincana de coleta de materiais recicláveis pelo bairro Aeroporto. Todas as crianças da escola foram envolvidas no processo, a fim de conscientizar não só elas como também os pais e toda a comunidade.

8

O resultado foi cerca de uma tonelada de materiais recicláveis recolhida, repassada diretamente para a Usina de Reciclagem do Município. O tesoureiro da Associação dos catadores de materiais recicláveis de Jacarezinho (Assomarja) Henrique Nogueira se disse "impressionado" com a quantia conseguida. "Este exemplo deve ser seguido por outras escolas. Ajudou muito nosso trabalho na Usina e com certeza destruiu focos do mosquito da Dengue pelo bairro", comentou.
A coordenação de toda a atividade foi de Rosemeire Ravanholi e da diretora Maria Aparecida Miranda Ferreira. A coordenadora Rosemeire Ravanholi explicou como funcionou a atividade. "Passamos essas informações aos alunos, para que eles possam ser multiplicadores desta ideia de prevenção. Este projeto vai até setembro e participa do Agrinho", comentou.

4

A professora de Educação Física Renata Fonseca finalizou na última sexta-feira a gincana com brincadeiras educativas depois da entrega dos materiais. "Foi feito um trabalho de coleta de lixo, painel informativo sobre a dengue, com a comunidade resgatando o pessoal que trabalha e ganha dinheiro com isso. Também trabalhamos com a gincana, com a redação e foi interessante que na hora da entrega do lixo, os pais vinham junto com os alunos e perguntavam sobre o projeto, ou seja, envolveu não só as crianças como também seus familiares", explicou Renata.
A prefeita Tina Toneti exaltou a iniciativa da escola no combate ao mosquito. "A Secretaria de Educação faz parte de nosso comitê intersetorial de Combate à Dengue, assim como todos os outros setores, e é também papel dos colégios a conscientização. Ninguém está livre de pegar Dengue, portanto, todos temos que nos unir na prevenção a uma nova epidemia", falou.
"Na sexta-feira, fechamos a gincana com as provas, onde houve uma competição entre 4º e 5º anos, onde disputaram entre eles provas relacionada com o tema dengue, como mosquito na farinha, tiro ao alvo no mosquito, lixo no lixo, torta na cara com perguntas sobre a dengue, várias provas que foram desenvolvidas com o apoio do SESC, que além de ajudar também ofereceu como prêmio troféus e um piquenique no Horto Florestal para as equipes vencedoras", concluiu a coordenadora da atividade.

 

Rômulo Madureira.

Carro bate em carreta de Wenceslau Braz e mata cinco

Posted: 24 Aug 2011 04:26 AM PDT

Cinco pessoas morreram em um acidente na BR-324, km 596, na saída do posto fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, em Simões Filho, nesta terça-feira , dia 23, por volta das 5h30m. Um bebê que estava no veículo sofreu fratura de fêmur, mas não corre risco de morte. A criança foi levada para o Hospital do Subúrbio. Mauro Aparecido Dorsi, de 32 anos, é de Wenceslau Braz e dirigia a carreta, com placas também de Wenceslau Braz, nada sofreu.


De acordo com o Hospital, Leonarda Oliveira dos Santos, de sete meses está com o quadro estável. Ela está em observação na emergência.
Dorsi disse que Leonarda estava no colo da mãe no banco da frente. "Com o choque, o passageiro de trás empurrou o banco da frente e ela ficou presa entre a mãe e o painel. Ela chorava um pouco quando cheguei perto", contou.
Já Inácio de Jesus Alves, 46 anos, Neildes Francisca dos Santos, 53, Ana Paula R. de Oliveira, 27, Caíque Pascoal Souza, 4 anos, e Maione Alves dos Santos não resistiram ao acidente. O corpo de uma das vítimas ficou preso nas ferragens.
De acordo com policiais rodoviários, as vítimas estavam em um Fiat Uno, placa NTU-1728, da Prefeitura de Ourolândia. O veículo bateu no fundo de uma carreta que saía do posto da PRF na rodovia.
"Eu vinha no sentido Salvador, na faixa da direita. Tinha acabado de sair do posto e estava a uns 40 km/h. Não sei se o motorista dormiu no volante ou se estava em alta velocidade", explicou o brazense.
Caíque e Leonarda saíram de Ourolândia às 0h desta terça para fazer tratamento de saúde em um hospital de Salvador, de acordo Maria de Lourdes Alves, recepcionista da Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia. Leonarda estava acompanhada da mãe Ana Paula e da amiga da família Maione Alves dos Santos. Já Caíque viajava com a avó Neildes Francisca.
Segundo Maria de Lourdes, o clima na cidade é de comoção. "Foi uma coisa péssima. Eram pessoas queridas", conta. A prefeitura de Ourolândia decretou luto de dois dias e providenciou a documentação para transferir os corpos para o município. Os enterros devem acontecer nesta quarta.
Leonarda, Ana Paula e Maione moravam em Tabúa, distrito de Várzea Nova, já Caíque e Neildes moravam em Lagoa do 33, distrito de Ourolândia. O motorista Inácio de Jesus também morava em Ourolândia.
De acordo com Maria de Lurdes, ele, que trabalhava há seis anos na Prefeitura de Ourolândia, costumava viajar de duas a três para Salvador trazendo pacientes para serem tratados na capital baiana.

Escola de Guarda Mirim promove leilão e almoço

Posted: 24 Aug 2011 04:25 AM PDT

A Escola de Formação de Guardas Mirins Duque de Caxias promoverá no próximo domingo, dia 28, na Estância Carranca, em Santo Antônio da Platina, a partir das 11h30m o 1o. Leilão e Almoço Beneficentes.

Fundada em 1978, a entidade atende hoje 200 alunos. Oferece reforço escolar, aulas de pintura, computação,cursos profissionalizantes e atividades que enriquecem o universo cultural e informativo das crianças e adolescentes, através de projetos educacionais de assistência social, "o objetivo é resgatar a socialização e o sentimento de cidadania", afirma Edna Pereira Arantes, que dirige a escola.

Será apenas 15 reais, fora a bebida.

Haverá som ambiente.

Convites estão à venda no 3534-5621 / 9638-4243.

 

Acessoria.

Carlópolis inaugura Arena de Rodeio na Frutfest

Posted: 24 Aug 2011 04:22 AM PDT

Em sua sétima edição, a Frutfest de Carlópolis será a melhor de todas. O prefeito Roberto Coelho(DEM) se esmerou para oferecer para a população da cidade e de toda a região um evento que ficará na história. Para abrigar as milhares de pessoas, está em fase final a Arena de Rodeio José Simeão Leite, na Ilha do Ponciano. O nome homenageia um saudoso tropeiro do município. Na tarde desta terça-feira, dia 23, o secretário municipal de Turismo,Indústria e Comércio, Nilton José Teles(foto), mostrou as obras a imprensa.

Trabalhadores ultimam os preparativos em 2.376 metros quadrados, com 52 camarotes e dez mil lugares sentados, num custo de R$ 400 mil, obtidos por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Chico da Princesa(PR), com contrapartida de 20% da prefeitura(R$ 90 mil).

Nilton acredita que até a abertura oficial, às 18 horas do dia oito de setembro, tudo estará pronto.
Haverá também uma mega estrutura só vista em grandes eventos do Paraná. A Metromix, uma das maiores empresas do setor no Brasil com sede na cidade de Florianópolis-SC, fará parte em todos os dias da FrutFest neste ano, que contará com diversas atrações gratuitas entre shows, rodeio(tropas de cavalos Dominguinhos, de Fartura/SP, e boiada da Companhia Santa Maria, de Ribeirão Claro e São Vicente, de Carlópolis), exposição de animais, shows pirotécnicos e muita diversão.

Pela primeira vez em Carlópolis, a Metromix trará uma estrutura composta por um grande palco, camarim, camarotes, área para a plateia coberta, com piso e capacidade para abrigar 15 mil pessoas, além de banheiros químicos e outras estruturas necessárias, garantindo todo o conforto e segurança para que o evento seja um dos melhores do estado.

A empresa foi a vencedora da licitação pois foi a única que apresentou todos os pré requisitos exigidos pela comissão organizadora da festa para que possa proporcionar momentos de alegria e descontração a todos.

A FrutFest acontece nos dias 08 a 11 de setembro, na Ilha do Ponciano. O Baile de eleição da Rainha e Princesas da Festa será no Caravela Country Club, dia 03 de setembro, com animação da Banda Metrópole.

A abertura ficará a cargo de João Neto e Fabiano no dia oito. No dia nove a população poderá se divertir no show dos Nativos, que estará apresentando seus maiores sucessos e promete não deixar ninguém parado. No dia dez será a vez de Hugo e Tiago apresentarem seu novo CD e DVD, com o sucesso "Ninguém tem nada com isso", que está entre as músicas mais pedidas nas rádios de todo o país.

Encerrando a festa, a dupla Jean e Júlio que apresentarão seus hits "Baladeira" e "O Creme do Verão". Jeann & Júlio estouraram em pedidos nas rádios de todo o país em 2010 e com muito carisma, alcançam o reconhecimento de um público cada vez maior além de estarem apresentando sucessos do seu novo CD "Eletroacústico". Após os shows de Hugo e Tiago e Jean e Júlio, haverá baile com a Banda Legião.

 

Valcir Machado.

SESC Jacarezinho traz Música de Câmara na próxima segunda-feira

Posted: 24 Aug 2011 04:19 AM PDT

O Projeto Música de Câmara, realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Paraná, apresenta uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira. A música do Brasil, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto, bem como os seus compositores.

Nesta 1ª etapa irá se apresentar a Orquestra Sinfônica do Paraná o Quinteto de Câmara de Metais de Curitiba - CWBrass, que executa obras tradicionais e músicas populares com arranjos exclusivos. Atualmene é formado por Carlos Domingues e Fábio Jardim, músicos integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná, e por Alexandro Rodrigues, Rodrigo Brazão e Bruno Brandalise, chefes de naipe e solistas da Paraná Brass – Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão e, de grupos musicais paranaenses.

Desde sua fundação vem destacando-se no cenário musical como grupo inovador e destemido, e em suas apresentações tem buscado o reconhecimento do público e da crítica especializada, por sua proposta diferenciada de resgate da literatura específica para a formação instrumental e da inovação na execução de obras modernas e populares com novos arranjos que priorizam a qualidade musical.

Desde de 2005 o grupo desenvolve atividades com a intenção de produzir espetáculos com performances variadas, onde seus integrantes buscam desenvolver sua arte e cultura e levar ao seu público uma apreciação da sonoridade típica dos instrumentos que compõe o grupo. Junto a esta proposta, o CWBrass vem realizando palestras, workshops e concertos oficiais pelos estados do sul do Brasil, merecendo o reconhecimento da critica e público.

A sonoridade empolgante tratada com sutileza e maestria em arranjos de alto nível de criatividade culminou em vários convites a participar como integrantes em espetáculos e gravações, acompanhando grupos vocais e orquestrais, rendendo elogios da critica e meio musical, além de convites para apresentações em outros estados do Brasil.

Maiores informações no SESC Jacarezinho pelo fone 3527-1232.

Dia: 29 de Agosto

Horário: 20h

Local: CAT

Universidade Aberta divulga aula inaugural

Posted: 24 Aug 2011 04:18 AM PDT

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) divulgou na tarde de ontem sua aula inaugural do Curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em História, Arte e Cultura, realizada no último dia 16 na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O pólo de apoio presencial UAB de Jacarezinho conta hoje com aproximadamente 450 alunos matriculados em vários cursos na Modalidade a Distância, ofertados pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Todos Gratuitos.

O curso de História, Arte e Cultura, conta com 69 Alunos aprovados, onde os mesmos farão o curso a distância (online) Gratuitamente.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, em convênio com o Ministério da Educação e os municípios que participam do Sistema Universidade Aberta do Brasil ofertam vários cursos de Graduação e de Pós-Graduação – Lato Sensu, na modalidade a distância.

Os cursos são ofertados gratuitamente, sendo esses financiados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - MEC/CAPES/FNDE.

O curso de Pós-Graduação lato sensu - Especialização em História, Arte e Cultura, na modalidade a distância terá a seguinte carga horária: - 567 (quinhentos e sessenta e sete) horas divididas em dezoito módulos, sendo 180 horas aula destinadas a Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (OTCC), distribuídas ao longo dos três semestres de duração do curso.

O curso está programado para ser desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Plataforma Moodle, com apoio de tutoria e material didático escrito. Cada estudante receberá o material impresso, no pólo de Apoio Presencial, assim como todas as demais orientações necessárias para o bom desenvolvimento do mesmo.

Ficará a critério dos cursistas a definição dos dias e horários em que realizarão as aulas no Ambiente Virtual, respeitando-se o calendário das disciplinas, bem como das orientações específicas do curso.

Os encontros presenciais serão agendados pelos coordenadores e disponibilizados na Plataforma Moodle e ocorrerão sempre aos sábados e domingos. O curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em História, Arte e Cultura, na modalidade à distância está regulamentado pela Resolução N° 1, de 8 de junho de 2007, do CNE/CES, e com as devidas adequações regimentais da instituição – Resolução CEPE n° 077/2010.

CERTIFICAÇÃO

Aos participantes que cumprirem todos os requisitos do Curso e forem considerados aprovados, será conferido Certificado de Especialista na área específica do curso conforme constante no item 1 do presente edital, especificando-se a carga horária total do curso (conforme legislação e regulamentação da UEPG).

O concluinte receberá uma via do seu Histórico, contendo a relação das disciplinas cursadas com a respectiva carga horária e nota, título do Trabalho de Conclusão de Curso, nome dos docentes e sua respectiva titulação, conforme Regulamento Interno da UEPG.

 

Rômulo Madureira.

Traficante é preso pela polícia militar em Carlópolis

Posted: 24 Aug 2011 04:17 AM PDT

Em Carlopolis, por volta das 15h40min desta segunda-feira (21), a equipe de Rádio Patrulha da cidade avistou um indivíduo conhecido no meio policial por envolvimento com narcotráfico, em frente ao colégio Hercília de Paula e Silva. Ao se aproximar para abordagem, a equipe policial visualizou o suspeito jogar alguns objetos de cor branca, embaixo de um veículo que estava estacionado na Rua kalil keder.

Realizado a abordagem e revista pessoal no suspeito – um jovem de 18 anos de idade - os Policiais Militares encontraram no bolso da blusa que ele usava, uma porção maconha. Na sequência realizaram buscas embaixo do referido veículo, onde encontraram mais 06 (seis) porções da mesma droga.

Diante da constatação, bem como pelas denúncias da prática de tráfico de drogas em frente das escolas da cidade que recaíam sobre este indivíduo, o mesmo recebeu voz de prisão, sendo autuado em flagrante por tráfico de drogas.

 

Setor de Comunicação Social do 2º BPM

Internauta flagra carro do Google Street View em Bandeirantes

Posted: 23 Aug 2011 11:54 AM PDT

Uma boa noticia para os moradores de Bandeirantes e os ex-moradores que tem saudade daqui,mas não tem tempo para vir até a nossa cidade.É que o GOOGLE BRASIL,veio diretamente de São Paulo-SP,para fotografar as ruas de Bandeirantes e colocá-los posteriormente na rede mundial de computadores.

image

O Google Street View,esteve em Bandeirantes na tarde desta Segunda-Feira,22, por volta das 15:45,nas ruas da cidade,muitos moradores conseguiram ver,mais quem não conseguiu vai ver aqui no Portal NP Ligado, o crédito das Fotos vai para Matheus Pompeu Santana e para a Rádio Cabiúna.

Conferência de Juventude pede efetivação de direitos

Posted: 23 Aug 2011 10:45 AM PDT

Desenvolvimento e efetivação de direitos. Esse foi o centro da discussão promovida pela 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Ribeirão Claro. O evento aconteceu no dia 17 de agosto, no Salão Nobre da sede do executivo municipal e contou com a presença do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), da primeira-dama, Cleide Maria Baggio Araújo, do presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Molini (PP), vereadores, vereadores mirins, secretários municipais, servidores públicos, educadores e representantes da comunidade.

Durante a conferência, os participantes ouviram uma palestra feita pelo psicólogo Antonio Eduardo Giavina Bianchi. Também foram lidos e aprovados o regimento interno, as propostas a nível estadual e municipal elaboradas durante a pré-conferência feita no dia 10, além da escolha dos delegados que representarão o município. As propostas serão incluídas no relatório final da Conferência Municipal e serão enviadas para a Conferência Estadual.

As propostas a nível estadual incluem a criação de um fundo orçamentário próprio, nos três entes federativos, implantação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Ribeirão Claro e o Plano Municipal de Políticas Públicas de Juventude e garantir o cumprimento da Legislação. A nível municipal, as propostas são a implantação de Cursos Técnicos no Colégio Estadual Sebastião Leite da Silva, no bairro Três Corações, promover baladas para os jovens menores de idade e implantar um Centro Municipal de informática e novas tecnologias para uso dos jovens.

Renan Henrique Baggio foi escolhido como delegado titular para representar Ribeirão Claro na Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. Narda Helena Jorosky foi escolhida como suplente.

 

Acessoria.

SAP - Motorista fica ferido bater carro em poste

Posted: 23 Aug 2011 10:40 AM PDT

Tarcízio Douglas, 25 anos, ficou levemente ferido após colidir o Fiat Uno que conduzia, com placas de Curitiba, contra um poste de energia elétrica, por volta das 7 horas da manhã desta segunda-feira (22), na Avenida José Palma Rennó, em Santo Antônio da Platina.

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora da Saúde pelo corpo de bombeiros.

As causas do acidente ainda são desconhecidas.

A ocorrência foi registrada pela polícia militar.

 

TaNoSite.

Atletas da Upe têm boa colocação em prova pedestre

Posted: 23 Aug 2011 10:33 AM PDT

A Corrida Pedestre de Santo Antônio da Platina, promovida no útimo domingo, dia 21, teve como destaque dois atletas da Upe Clube de Campo.

image

Irson Arantes da Silva e José Ferreira(foto).Ambos treinam e usam a estrutura do clube para os treinamentos.
Irson ficou em terceiro lugar na categoria de 52 a 62 anos e José na segunda colocação na categoria acima de 62 anos.
O presidente da Upe, Paulo Marcelino, parabenizou os dois, a quem reputa como exemplos para todas as gerações e ressaltou que a prática esportiva é sempre estimulada no clube.

 

Acessoria.

Carro de Santa Amélia pega fogo em Bandeirantes

Posted: 23 Aug 2011 10:29 AM PDT

O Corpo de Bombeiros de Bandeirantes foi acionado a comparecer no cruzamento das Ruas Domingos Zambon com Rua Sebastião Faria no centro de Bandeirantes, nesta segunda-feira, dia 22, para conter um incêndio que atingiu um veículo.


Chegando rapidamente no local, Camila Campos, proprietária do veículo Ford Ka, placas COM-1626 de Santa Amélia, ela entrou no carro e ao dar partida começou o incêndio na parte dianteira do veículo onde se encontra o motor.
Apesar dos bombeiros apagarem o fogo do veículo, os prejuízos foram de grande monta.


Rádio Cabiúna.

Quinteto de câmara de metais se exibe em Jacarezinho

Posted: 23 Aug 2011 10:28 AM PDT

o dia 29 próximo, uma segunda-feira, às 20 horas no CAT de Jacarezinho haverá um concerto.


O Projeto Música de Câmara, realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Paraná, apresenta uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira. A música do Brasil, rica e diversificada quanto a estilos, gêneros, ritmos e formas, precisa ser ouvida e conhecida em seu contexto, bem como os seus compositores.
Nesta 1ª etapa haverá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, o Quinteto de Câmara de Metais de Curitiba - CWBrass, que executará obras tradicionais e músicas populares com arranjos exclusivos. Atualmene é formado por Carlos Domingues e Fábio Jardim, músicos integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná, e por Alexandro Rodrigues, Rodrigo Brazão e Bruno Brandalise, chefes de naipe e solistas da Paraná Brass – Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão e de grupos musicais paranaenses.
Desde sua fundação vem destacando-se no cenário musical como grupo inovador e destemido e em suas apresentações tem buscado o reconhecimento do público e da crítica especializada, por sua proposta diferenciada de resgate da literatura específica para a formação intrumental e da inovação na execução de obras modernas e populares com novos arranjos que priorizam a qualidade musical.
Desde de 2005 o grupo desenvolve atividades com a intenção de produzir espetáculos com performances variadas, onde seus integrantes buscam desenvolver sua arte e cultura e levar ao seu público uma apreciação da sonoridade típica dos instrumentos que compõe o grupo.
Mais informações no SESC Jacarezinho pelo fone 3527-1232.

Diocese promove Seminário de Turismo Religioso

Posted: 23 Aug 2011 10:27 AM PDT

A exposição de produtos de culinária, artesanatos, esculturas, e outras atividades que demonstram todo o potencial do desenvolvimento das comunidades locais deve gerar oportunidades de negócios àqueles que se interessarem em aproveitar a realização do 3.° Seminário de Turismo Religioso Sustentável do Norte Pioneiro, que este ano acontece em Ribeirão Claro. A cidade turística do Norte Pioneiro acolherá, no dia 17 de setembro, participantes de toda região no evento a ser realizado na Sede Mariana de Ribeirão Claro, em frente à Matriz.


Padre Celso Miqeli, coordenador da Rota do Rosário, avalia que a ocasião será propícia para que os pequenos artesãos, produtores e organizações sociais possam mostrar a um número grande de visitantes sua produção e, para que possam participar, sugere que eles procurem os organizadores. "Será uma oportunidade também para que se compartilhe os passos largos que vem dando o turismo religioso no mundo, sobretudo no Brasil, que está se articulando cada vez melhor", comenta o religioso.
O Seminário está sob a coordenação da liderança leiga e do próprio município de Ribeirão Claro e conta ainda com total apoio e participação do pároco local, padre Germano Treir, bem como do padre José Roberto, que acompanham os preparativos. O coordenador do evento é o ex-prefeito Francisco Carlos Molino (Kiko), que conta com o auxílio de uma equipe. O Seminário é promovido pela Diocese de Jacarezinho.
Miqeli destaca que Ribeirão Claro oferece para o mundo o primeiro santuário dedicado ao grande Vicente Pallotti. "Fruto dos trabalhos desenvolvidos pela Rota do Rosário, o espaço é referência mundial para a família palotina que acompanha os acontecimentos aqui promovidos", enfatiza.
O Padre lembra que municípios que abrigam santuários estão destinados ao progresso e desenvolvimento, pois são promotores de oportunidades de eventos que acabam por favorecer toda a comunidade.
Em setembro, Ribeirão Claro receberá a visita do coordenador do Turismo Religioso na Argentina, padre Manuel Federico José Martinez, membro da Comissão de Turismo no Vaticano e América Latina, fato que proporcionará um intercâmbio enriquecedor de informações e que proporcionará uma maior divulgação do trabalho que vem sendo desempenhado no Norte Pioneiro. "Também estará presente o reitor, coordenador responsável de toda a administração do Santuário Nacional de Aparecida do Norte, Darci José Nicioli. Esperamos também a presença da Coordenação da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul 2, Pe. Chiquim, coordenador nacional do Turismo Religioso", lista Miqeli.
Kiko compartilha da ideia de que o desenvolvimento não se dá de maneira isolada, mas em parceria com todos os segmentos do setor e instâncias públicas e políticas de esferas municipais, estadual e federal "que acreditam no potencial de nossas riquezas naturais e expressões de valores de nossa região", explica. "Queremos contar com a participação de um grande número de pessoas nesse importante Evento, no próximo 17 de setembro, em Ribeirão Claro", convida Molini.
Foto: Igreja Matriz Católica "Paróquia Sagrado Coração de Jesus"inaugurada no ano 1923 em Ribeirão Claro
                                                              Serviço:
Todas as informações, programação e ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.rotadorosario.com.br. Informações adicionais podem ser obtidas na Secretaria Paroquial, com Maria Helena (43) 3536-1155, ou via e-mail -pe.germano.sac@visaonet.com.br e kiko.molini@hotmail.com

Joaquim Távora vai Tremer! 10ª Edição G1 Open Fight!

Posted: 23 Aug 2011 10:18 AM PDT

Os Melhores Lutadores da Região no maior Evento de Lutas do NORTE PIONEIRO com mais uma cobertura exclusiva do Portal NP Ligado !

INGRESSOS GERAL: 10 REAIS + 1 KG DE ALIMENTO

INGRESSOS AREA VIP: 20 REAIS + 1 KG DE ALIMENTO

DIA 10 DE SETEMBRO A PARTIR DAS 19:30 DA NOITE NO GINASIO DE ESPORTES DE QUATIGUA.

 

MAIORES INFORMAÇÕES NO BLOG: www.gentiliniartesmarciais.blogspot.com

 

Confira o Album de Fotos da 9ª Edição que ocorreu em Quatiguá:

Clique Aqui!

 

Por: Redação NP Ligado

Bebê sobrevive a acidente que matou cinco pessoas em estrada na Bahia

Posted: 23 Aug 2011 09:14 AM PDT

Um bebê sobreviveu ao acidente que matou cinco pessoas na manhã desta terça-feira (23), na BR-324. Um carro bateu na traseira de uma carreta no km-596 da rodovia baiana. A menina está internada no Hospital do Subúrbio, em Salvador.

A unidade de saúde informou ao G1 que a criança, que deve ter de dois a três meses de vida, sofreu fratura no fêmur, mas não corre risco de morte e ficará em observação. Segundo os médicos, o quadro de saúde dela é estável.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicaram que, no momento da colisão, a menina caiu no espaço entre os bancos da frente e os de trás. Por conta disso, ela teria conseguido sobreviver sem sofrer o impacto dos corpos dos outros ocupantes. Morreram na batida o motorista do carro, uma outra criança, de 4 anos, e três mulheres - uma delas mãe do bebê que sobreviveu.

"É difícil dizer se o carro vinha em alta velocidade, mas como o local estava molhado, tava muita chuva, pode ser que ele tenha tentado frear e o freio não funcionou. Aí só a perícia para ter certeza da velocidade em que eles estavam", afirma o agente rodoviário federal Fábio Mattos.

 

De acordo com a PRF, o carro onde estavam as vítimas saiu na noite de segunda-feira (22) da cidade de Ourolândia, a cerca de 400 Km de Salvador, com pacientes que teriam exames e consultas médicas na capital.

Segundo a Prefeitura de Ourolândia, o bebê viajava no colo da mãe, mas não explicou o motivo de não haver uma cadeira apropriada para o transporte da criança.

A batida aconteceu por volta das 5h30, na saída do posto fiscal, entre os municípios de Simões Filho e Candeias, na pista sentido Salvador. O motorista da carreta, com placa da cidade de Wenceslau Braz, no Paraná, não sofreu ferimentos e se apresentou espontaneamente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Simões Filho. Ele contou que quando saía do posto fiscal, o outro veículo colidiu com a traseira da carreta.

O carregador Dermerval Damasceno estava no banco do carona e conta que, como a colisão foi traseira, não viu como ocorreu o acidente. "A gente vinha saindo pela pista de aceleração para poder pegar a BR, quando o carro bateu lá. Só sentimos o impacto. Quando a gente saiu, tiramos a criancinha e levamos lá para o posto fiscal. As outras pessoas estavam mortas. Eu não sei dizer se eles vinham correndo", relata.

 

G1

Já são quase 900 carteiras suspensas na região

Posted: 23 Aug 2011 05:00 AM PDT

A empresa Wendy Comunicações fez mais um levantamento dos números das carteiras nacional de habilitação (CNH) suspensas em todo o Norte Pioneiro. O número continua assustando devido ao aumento constante, que demonstra as imprudências de motoristas à frente do volante.

Os números retirados da Secretária de Segurança Pública do Paraná em julho do ano passado eram 365 CNH que tinham ultrapassado o 20 pontos. Em janeiro deste ano, outra consulta realizada demonstrou que o número havia dobrado, chegando a 635 nos municípios da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI). No começo do mês de agosto foi realizada outra pesquisa, para verificar se houve conscientização dos motoristas, mas o resultado foi ainda pior, chegando a 888 CNH suspensas.

Mesmo com frequentes blitzs realizadas pela Polícia Militar em toda a região, os motoristas continuam cometendo imprudência. Um motorista flagrado sem o cinto de segurança justifica dizendo que dentro da cidade não é preciso. "Estou indo na padaria, quatro quadras de casa, nem precisa de cinto não", enfatiza zombando do utensílio de segurança.

A suspensão é imposta ao condutor que acumula 20 pontos na carteira no período de 12 meses, ou quando comete uma infração gravíssima, que tem como penalidade a suspensão da carteira. No caso dos condutores que têm de entregar a carteira para cumprir a suspensão, eles devem procurar um posto de atendimento do Detran, portando o documento.

Além do prazo estipulado na notificação, o motorista deverá realizar o curso de reciclagem de 30 horas. Depois de cumprido o período e realizado o curso, o motorista pode voltar ao Departamento de Trânsito e retirar o documento.

Confira por município:

Abatiá – 9

Andirá – 82

Barra do Jacaré – 5

Cambará – 90

Carlópolis – 28

Conselheiro Mairinck – 7

Curiúva – 22

Figueira – 14

Guapirama – 6

Ibaiti – 78

Jaboti – 6

Jacarezinho – 136

Japira – 1

Joaquim Távora – 31

Jundiaí do Sul – 2

Pinhalão – 10

Quatiguá – 27

Ribeirão Claro – 24

Ribeirão do Pinhal – 22

Salto do Itararé – 13

Santana do Itararé – 8

Santo Antônio da Platina – 138

São José da Boa Vista – 11

Siqueira Campos – 44

Tomazina – 17

Wenceslau Braz – 57

Veja AQUI a relação de nome cidade:

MST realiza manifestação pacífica em Praça de Jacarezinho

Posted: 23 Aug 2011 04:58 AM PDT

Os integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) de Jacarezinho realizaram na tarde de ontem (22), na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, uma manifestação pacifica em favor da reforma agrária no Brasil. Segundo o líder do grupo na cidade, Ramon Brizola, a manifestação ocorreu em todo o território nacional. "A idéia é nós pedirmos o apoio da sociedade em geral para exigir do governo federal que assente imediatamente as 60 mil famílias que ainda estão acampadas neste país", explicou Brizola.

image

A intenção do grupo é chamar a atenção do governo para agilizar a reforma agrária no Brasil. Nos panfletos distribuídos pelos membros do MST, eles exigem que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Banco Central proíbam a utilização dos créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) para a aquisição de agrotóxicos. "A reforma agrária gera emprego e produz alimento saudável, sem agrotóxicos, só com utilização de insumos orgânicos" afirma o líder do movimento em Jacarezinho.

Reforma Agrária

A reforma agrária tem por objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social. Esse processo é realizado pelo Estado, que compra ou desapropria terras de grandes latifundiários (proprietários de grandes extensões de terra, cuja maior parte aproveitável não é utilizada) e distribui lotes de terras para famílias camponesas. (Brasil Escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário